O que é perguntado em uma entrevista de emprego no Japão? Listamos as perguntas mais comuns na língua japonesa, as traduzimos para a língua portuguesa e apresentamos as dicas de boas respostas. Confira nessa reportagem especial da Job & Baitos.
Texto: Eder Hashizume
Fotos: Reprodução
Diferente do Brasil, as perguntas de uma entrevista de emprego seguem um padrão quase que sagrado onde é possível saber de antemão o que será questionado. As seis indagações mais comuns feitas aos candidatos giram em torno da formação profissional até sobre pontos positivos e negativos da personalidade dos entrevistados. Além disso, as questões podem ser baseadas no curriculum vitae.
1-自己紹介をお願いします。(じこしょうかい を おねがいします。)
(jikoshyoukai o onegaishimasu)
“Se apresente”. Diga seu nome, formação, habilidades e faça um breve relato de sua experiência profissional. É necessário falar também aspectos positivos e negativos de sua formação ocupacional, salientando que se esforçará para superar as dificuldades que surgirão no novo trabalho.
2-志望動機を教えてください。(しぼうどうき を おしえてください。)
(shiboudouki o oshietekudasai)
“Quais os motivos que o levaram a escolher essa empresa?” É a segunda pergunta mais comum feita pelos avaliadores. Para responder a essa questão, previamente, procure saber a história da companhia e a área em que irá atuar. Às vezes, os recrutadores não chegam a fazer essa pergunta porque eles entendem que a resposta virá junto com a auto apresentação. Atenção: essa pergunta deverá ser respondida de maneira direta, breve e que seja de fácil entendimento. Por exemplo: “escolhi essa empresa porque ela lidera o segmento de venda de livros para o mercado asiático”.
3-この会社で何をしたい。(この 会社で なに を したい。)
(kono kaisha de nani o shitai)
“O que você quer fazer nesta empresa?” Na realidade, os recrutadores querem saber é: “como suas aptidões iriam beneficiar a nossa empresa?” Os japoneses não fazem questionamentos tão explícitos. Antecipadamente, veja se você realmente tem o perfil ideal para a vaga.
4-スキルにつぃてを教えてください。(すきる に ついて を おしえてください。)
(sukiru ni tsuite o oshietekudasai)
“Fale sobre suas habilidades”. A resposta a ser dada deve, mais uma vez, levar em conta se o seu perfil se encaixa com características da empresa. Se a companhia lidera o segmento de venda de livros para o mercado asiático, seria interessante, por exemplo, dominar vários idiomas como o chinês e o coreano.
5-経験につぃてを教えてください。(けいけん に ついて を おしえてください。)
(keiken ni tsuite o oshietekudasai)
“Fale sobre sua experiência profissional”. Procure lembrar de fatos de sua vida profissional que estejam ligados ao perfil desejado pela empresa contratante. Seguindo o exemplo citado, mesmo não tendo experiência em venda de livros, o fato de ter participado em projetos de trabalho que necessitaram o contato com vendedores e o público em geral, irá contar a favor durante a entrevista.
6-性格と人格について(長所と短所)を教えてください。
(せいかくとじんかく に ついて(ちょうしょ と たんしょ) を おしえてください。)
(seikaku to jinkaku ni tsuite [tioushiou to tanshiou] o oshietekudasai)
“Fale sobre sua personalidade e caráter (pontos positivos e negativos)”. Os recrutadores querem imaginar, por exemplo, em momentos de estresse no trabalho como o candidato irá se comportar. É claro, tudo será apenas baseado nas respostas. Os avaliadores querem, na realidade, ter uma certa noção de quem estarão contratando.
Além dessas seis questões, os entrevistadores irão fazer outras perguntas baseadas no curriculum vitae. Monte um que não dê margens para dúvidas. Tente imaginar que indagações poderão surgir de acordo com currículo que foi entregue aos avaliadores.
© 2019 - Guia Ooizine Japan. All rights reserved
Este é mais um website feito com carinho pela Agência Go Digital Japan
Escolha seu idioma