fbpx
Foto: National Aeronautics and Space Administration (NASA) - 'Terra' satellite

Tufão Hagibis chega ao Japão. Veja o que fazer e como se proteger

O Japão deve enfrentar neste final de semana o Super Tufão Hagibis, um verdadeiro monstro da Natureza. Veja como se precaver e agir

Texto: Guia Ooizine

Fotos: Reprodução NASA

Na manhã do dia 8 de outubro o Hagibis, que em dialeto filipino significa rápido ou veloz, ganhou da agência JTWC (Joint Typhoon Warning Center) a classificação de nível 5 e está sendo denominado desde então como super tufão. De acordo com canais meteorológicos do pacífico, se continuar com as características atuais o Super Tufão Hagibis poderá ser considerado como o mais violento tufão a atingir o Japão em sua história.

Imagem fornecida pelo website da Japan Meteorological Agency

Dados do Super Tufão Hagibis

Tufão número 19
Super Tufão Hagibis

Tipo de Tufão
Super Tufão

Velocidade de deslocamento
20 km/h

Velocidade do vento
198 km/h

Velocidade das rajadas
270 km/h

Pressão atmosférica
915 hPa

O que são ciclones, furacões e tufões

Furacão, tufão e ciclone são basicamente o mesmo fenômeno meteorológico: ventos girando em sentindo circular em volta de uma área de baixa pressão atmosférica. Os ciclones geralmente se formam em regiões de clima tropical e equatorial de oceano com águas quentes. Quando se formam e se desenvolvem sobre o Oceano Atlântico são chamados de furacões. Ciclones que se formam sobre o Oceano Pacífico como no caso do Hagibis são chamados de tufões

O que a Comunidade Brasileira no Japão deve esperar do Hagibis

De acordo com a agência meteorológica do Japão, o Tufão Hagibis deve alcançar o arquipélago no sábado dia 12 mas as condições do tempo devem começar a mudar já na sexta feira.

Cancelamento de jogos da Copa de Rúgbi no sábado
Dois jogos valendo pela Copa que seriam realizados no sábado serão cancelados. Os jogos entre a Inglaterra e França e Nova Zelândia contra a Itália foram cancelados pela organização do torneio e provavelmente serão considerados como empates, já que pelas regras não pode haver um novo agendamento de jogos cancelados. Os quatro jogos agendados para domingo ainda não tem um posicionamento oficial, que deve ser comunicado no domingo pela manhã.

Suspensão de algumas linhas JR em Tokyo
A JR Higashi Nihon declarou que alguns serviços de transporte poderão ser cancelados no sábado e domingo em razão do Tufão Hagibis. Mais informações serão disponibilizadas no site da empresa na sexta feira.

Preparativos das operadoras de telefonia móvel
As principais operadoras de celular estão se preparando para possíveis panes no sistema e problemas com transmissão de sinal. Os cuidados estão sendo tomados para que situações como a que ocorreram no mês passado quando o Tufão Faxai atingiu a região de Chiba não se repitam.

Ondas gigantes
A agência de meteorologia japonesa adverte que ondas altas com mais de 10 metros de altura devem ser esperadas na costa com a passagem do Tufão Hagibis.

Chuvas torrenciais
As regiões de Tokai, Kansai e Kanto deverão ser atingidas por chuvas torrenciais entre a noite de sexta e a manhã de sábado. A previsão para a região de Tokyo é de mais de 400mm de chuva no período da manhã e tarde de sábado.

Ainda segundo a agência de meteorologia o volume de chuva deve aumentar drasticamente na parte da tarde.

Novo sistema de avisos da Agência Meteorológica do Japão

Este ano a JMA lançou um novo sistema de alerta de emergências para tornar mais ágil as tomadas de decisão e deixar mais claras as instruções de evacuação da população.

Leia a matéria neste link:

Novo sistema de alerta da Agência Meteorológica do Japão

 

Como se preparar para o Super Tufão Hagibis

Preparativos para o tufão

Se as janelas de sua casa ou apartamento possuem uma proteção externa de metal utilize-a. Se não, feche bem a janela, deixe as cortinas fechadas e evite proximidade a elas durante a passagem do tufão. Os fortes ventos podem deslocar objetos que podem atingir as janelas e quebrá-las.

Deixe lanternas e velas em um local de fácil acesso. Se possível tenha pilhas ou baterias de reserva.

Desconecte aparelhos elétricos das tomadas.

Fique de olho na TV NHK, que comunica informações importantes em tempo real.

O que fazer durante um tufão

Não saia de casa a não ser que seja absolutamente necessário ou que haja algum tipo de instrução por parte das autoridades em sua região.

Fique longe de áreas com rios ou córregos.

Deixe a televisão ligada no canal da NHK e fique atento às notícias.

Obedeça as ordens de evacuação que podem ser liberadas pelas autoridades da região.

Logo Guia Ooizine

Escolha seu idioma