O vestuário para entrevista e a aparência contam muito na hora de procurar um emprego. Veja nossas dicas para você se sair bem na próxima vez.
Texto: Eder Hashizume
Fotos: Divulgação
No Japão evite o estilo informal na hora da entrevista para uma vaga. Calça jeans, camisa polo, camisetas coloridas, vestidos com comprimentos inadequados, bermudas, chinelos e sandálias nem pensar. Roupas formais como terno e gravata, blazer, camisa e calça social, vestido e saia com comprimento adequado são os trajes mais comuns. Já os calçados devem ser baixos e fechados. Para as vestimentas bem como os sapatos dê preferência para os tons escuros e sóbrios. Nada de cores berrantes. É claro, tudo deve estar impecavelmente limpo e em bom estado.
No inverno e em dias de baixas temperaturas é comum o uso de casacos. Tire-os antes de entrar na sala para conversar com os entrevistadores. Atenção redobrada quanto a cor da gravata. Evite as cores preta ou branca. A de cor preta são usadas em velórios e funerais. A branca, geralmente, em casamentos. Antes de tudo, dia da entrevista não é de lamentações e nem de festividades.
Quanto a aparência, evite barbas e cabelo tingido. Do mesmo modo, brincos, piercing, maquiagem pesada, unhas chamativas e perfumes estão fora de cogitação. Evite também o uso excessivo de joias e bijuterias. Em contrapartida, um bom banho antes da entrevista, além de higienizar, ajuda o corpo a relaxar. Em virtude da ansiedade, estresse e nervosismo, é comum as pessoas transpirarem. Sobretudo em dias quentes, o suor é inevitável. Por isso, carregue consigo um lenço.
O que você veste e a sua aparência são as primeiras formas de comunicação com os recrutadores japoneses. Estes também apreciam os entrevistados que preservam a serenidade na fala e os que evitam gesticular muito com as mãos. “Vestir” um belo e sincero sorriso também nunca é demais.
Escolha seu idioma