Após uma reunião de cúpula em Perth no sábado, o primeiro-ministro Fumio Kishida e seu colega australiano Anthony Albanese assinaram uma nova declaração conjunta de segurança para fortalecer a cooperação entre os dois países. Em um discurso aberto durante a cúpula, que teve duas horas de duração, Albanese disse que o Japão e a Austrália têm uma parceria em segurança e ambos são importantes parceiros na área energética.
Kishida anunciou em seu discurso de abertura que pretende aumentar a parceria estratégica especial entre o Japão e a Austrália. A declaração conjunta deve servir como um guia para a cooperação de segurança entre os dois países nos próximos 10 anos.
A intenção é fortalecer as defesas na região face à crescente hegemonia da China nos mares do Leste e do Sul da China, no Oceano Pacífico e em outras áreas.
Os principais pilares desta declaração conjunta são o fortalecimento da comunicação intergovernamental em todos os níveis – incluindo entre líderes e ministros – bem como promover a cooperação na criação de uma região livre e aberta, baseada no estado de direito.
Em suma, a declaração garante que os dois países se comunicarão e tomarão medidas em conjunto caso alguma situação de emergência aconteça, ameaçando a segurança dos habitantes de ambos os territórios. Uma das possíveis consequências é uma contingência envolvendo Taiwan.
Escolha seu idioma
Clique para acessar