fbpx

Estas cores podem salvar sua vida em caso de tufões ou furacões

Novo sistema de alerta de emergência da Agência Meteorológica do Japão melhora as instruções de evacuação em caso de tufões e furacões no Japão.

Texto: Guia Ooizine

Imagens: Guia Ooizine

Por que criar um novo sistema de alerta? Apesar de estarmos habituados com a ocorrência de tufões e furacões no Japão, a passagem do Tufão Hagibis pelo Japão em outubro deste ano nos mostrou como a natureza pode ser violenta e impiedosa.

Chuvas em um grau sem precedentes inundaram e causaram o transbordamento de rios por todas as áreas no rastro do tufão.Por isso, um prejuízo estimado em mais de 900 milhões de dólares e cerca de 74 vítimas fatais foram contabilizadas, números que só não foram maiores devido à organização e aos preparativos do governo e órgãos de segurança pública que gerenciaram eficientemente a evacuação da população residente em áreas de risco. Antes e durante a passagem do Hagibis foram emitidos alertas relativos à situação de rios, barragens e represas que devido ao grande volume de chuvas poderiam se tornar ou se tornaram potencialmente perigosos. Porém, se você chegou a receber algum desses alertas ou acompanhou pela televisão as informações passadas ao vivo pode ter ficado confuso com números, cores e a quem especificamente se destinavam.

Esse novo sistema de alerta foi criado para unificar dados da JMA com as de governos locais para tornar mais eficaz a distribuição de informações e tomada de decisões quando ocorrerem tufões e furacões no Japão. Confira a seguir.

Integração entre JMA e governo

Até agora a JMA e os governos locais utilizavam alertas e escalas diferentes. Com o novo sistema espera-se que a população tenha uma ideia mais clara da situação.

O novo sistema integra aos graus 1, 2, 3, 4 e 5 instruções claras de procedimento.

GRAU 1

Fique atento aos alertas de desastres que serão emitidos pelos orgãos competentes

Grau 1
Corresponde ao primeiro alerta para as possíveis mudanças nas condições do tempo.
A população deve ficar atenta às mudanças na previsão do tempo.

GRAU 2

É necessário evitar as áreas de risco e checar rotas de fuga e abrigos

Grau 2
Nesse nível chuvas fortes, inundações ou tempestades já foram detectadas pela JMA e avisos já foram divulgados. A população deve tomar medidas concretas e pró-ativas  como evitar as áreas onde os desastres estão ocorrendo, rever rotas de fuga e locais de abrigo.

GRAU 3

Idosos e pessoas incapacitadas devem iniciar os procedimentos de evacuação

Grau 3
Nesse grau os avisos se tornam alertas e pessoas idosas ou com necessidades específicas devem começar a ser evacuadas para os abrigos.

GRAU 4

Todos os residentes na região devem evacuar para um lugar seguro imediatamente

Grau 4
Alertas de desmoronamentos ou inundações emitidos pela JMA seguidos pela ordem de evacuação para toda a população do local. Todos devem buscar abrigo imediatamente.

GRAU 5

As pessoas devem tomar medidas para proteger suas vidas

Grau 5
É o mais alto grau de alerta e significa que graves desastres (inundações, desmoronamentos) já estão ocorrendo no momento. A população deve tomar todas as medidas para salvar suas vidas.

Esse novo sistema de alerta facilita o entendimento sobre os procedimentos de evacuação porém seguir as ordens só depende de você.
Em caso de alertas em sua região, siga corretamente as instruções e não hesite em ir para abrigos se assim for ordenado. Sua vida e de seus familiares pode depender dessa tomada rápida de ações.

Você pode ter mais informações no site da Agência Meteorológica do Japão no link abaixo (em português):

Pesquisar

Escolha seu idioma

[gtranslate]