fbpx
Matéria carros elétricos

Carros elétricos: Tudo que você precisa saber sobre os carros do futuro

Os carros elétricos não são mais apenas uma fantasia. O futuro dos automóveis chegou: energia sustentável, baixo custo e mobilidade inteligente.
Texto: Redação Ooizine
Imagens: Reprodução
MATERIA CARROS ELETRICOS
Interface do Tesla model 3 – Photo by Jonas Leupe on Unsplash

O carro elétrico não é mais ficção

Até pouco tempo atrás, os carros elétricos eram apenas devaneios de ficção científica. Seja pela tecnologia incipiente ou pela grande oferta de combustíveis fósseis (e o total  desprezo por questões ambientais), o mercado nunca se preocupou com alternativas realistas aos carros com motor à combustão.
Mas desde a década passada temos visto um movimento sem precedentes na direção oposta. Na verdade, muitos proprietários de automóveis consideram hoje a compra de um veículo elétrico como seu próximo carro.
Muitos dizem que optarão pelos elétricos por serem melhores para o meio ambiente, já outros estão interessados ​​no fato de que os carros elétricos são menos barulhentos e mais potentes do que os a gasolina ou diesel.

Imagem: Pixabay

Agenda adiantada

O governo japonês anunciou que a proibição da venda de novos carros a gasolina, diesel e híbridos entrará em vigor em 2035.
Originalmente programada para 2040, o anúncio fez com que muitos motoristas voltassem suas atenções para os carros elétricos mais cedo do que era esperado.
Se você está pensando em optar por um elétrico quando for trocar de carro, aqui está o que você deve saber.

Matéria carros elétricos 2

Como funcionam os carros elétricos?

Em vez de um tanque de combustível, um veículo elétrico tem uma bateria a bordo. A bateria é carregada e, em seguida, armazena e usa essa energia para colocar o veículo em movimento.
Isso significa que os carros não precisam de embreagem, caixa de câmbio ou tubo de escapamento; isso os tornam mais simples e mais suaves de dirigir.
Com carga total, um carro elétrico padrão agora pode rodar mais de 400 km antes de precisar ser recarregado.

Matéria carros elétricos

Quais são as vantagens de comprar um carro elétrico?

Existem muitas razões pelas quais alguém opta por comprar um carro elétrico, uma das mais comuns é a preocupação com o meio ambiente.
Um elétrico gera menos emissões e é mais eficientes – 95% da energia gerada por um carro elétrico é colocada em movimento, enquanto o motor de combustão interna tem apenas 30%  de eficiente – o resto da energia é perdido como calor ou ruído.
Mas também existem outros benefícios, como os custos operacionais mais baixos, pois uma carga completa custa significativamente menos do que um tanque de gasolina.

O futuro dos carros elétricos

Estamos entrando em uma nova era de veículos elétricos. Da infraestrutura para suportá-los ao custo para construí-los, tudo indica que isso tudo vai melhorar drasticamente nos próximos anos.
Dirigir um carro elétrico se tornará a norma para muitos nos próximos anos, e governos e empresas de energia estão estabelecendo grandes metas para ajudar nisso.
A França e o Reino Unido já planejam proibir todas as vendas de carros a gasolina e diesel até 2040. A Dinamarca agora tem mais pontos de carregamento de carros elétricos do que postos de gasolina.
A Itália isentou os veículos elétricos do imposto anual de circulação e do imposto de propriedade por cinco anos a partir da data de seu primeiro registro.

Popularidade dos carros elétricos no Japão

A demanda por carros elétricos está crescendo em um ritmo acelerado no Japão, mais cedo ou mais tarde eles assumirão o controle do mercado automotivo e no futuro se tornaram o padrão da indústria.
O Japão é um nome popular quando se trata de automóveis a séculos, em todos os aspectos dos automóveis, as montadoras japonesas sempre provaram seu valor.
Da mesma forma, também no caso de veículos elétricos, o Japão é um verdadeiro líder. Muitas marcas japonesas já desenvolveram opções elétricas e outras também estão investindo no setor.
Todas as marcas japonesas estão competindo entre si para lançar novos modelos com tecnologias aprimoradas e, assim como no passado, o futuro dos automóveis pode ser totalmente japonês.

 

Gostou da matéria? Você pode ver mais matérias desse tipo em nosso Portal de Automóveis

Veja também

Escolha seu idioma