fbpx
Foto: divulgação

Curiosidades sobre o Japão: 20 fatos sobre o país que provavelmente você não conhece

Para os ocidentais, o Japão é um país cheios de mistérios e segredos. Quem chega aqui pela primeira vez fica fascinado com a riqueza da cultura, da culinária e pela beleza das paisagens. Mas mesmo quem é apaixonado pela cultura do país pode não conhecer essas 20 curiosidades sobre o Japão que trouxemos nesta matéria. Confira a seguir.
Texto: Guia Ooizine
Imagens: Reprodução
Foto matéria curiosidades sobre o Japão
Foto: divulgação

1. O Monte Fuji nem sempre foi a montanha mais alta do Japão

Com os seus 3.776 metros de altura o Monte Fuji definitivamente é a montanha mais alta do Japão. Mas durante o período em que Taiwan fez parte do Império Japonês (período logo após a guerra Sino-Japonesa) o Monte Yushan, conhecido no Japão pelo nome Niitakayama, com seus 3.952 metros foi considerado o ponto mais alto do país.

Foto matéria curiosidades sobre o Japão
Photo by Kvnga on Unsplash

2. Apesar de densamente povoado, ainda é verde

O Japão tem uma zona verde e de florestas ocupando mais de 70% do país! Isso é uma coisa que nós estrangeiros notamos facilmente, seja passeando de carro ou de trem.

 

3. Possui 25 locais considerados Patrimônio Mundial

Existem 25 locais declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO no Japão, sendo 5 naturais e 20 culturais. A mais recente declaração, de 2021, são os sítios arqueológicos pré históricos de Jomon, na região norte do Japão.

Foto matéria curiosidades sobre o Japão
Foto: divulgação

4. Kyoto tem mais de 2.000 templos

Apesar de ter sido devastada por guerras, terremotos e incêndios a cidade de Kyoto tem 1.600 templos budistas e 400 templos xintoístas. Entre os templos mais famosos estão o Kiyomizu-dera; Kinkaku-ji, o Templo do Pavilhão Dourado; Ginkaku-ji, o Templo do Pavilhão Prateado e o Ryoan-ji.

 

5. Poesia mais curta do mundo

A poesia Haiku do Japão é considerada a mais curta do mundo e consistindo de apenas 3 versos.

Foto matéria curiosidades sobre o Japão
Foto: divulgação

6. Quase 100% de alfabetização

A taxa de alfabetização do Japão é superior a 99%, uma das mais altas do mundo.

 

7. Tire os sapatos na entrada

Os pisos elevados na entrada das casas japonesas indica quando você deve tirar os sapatos ao entrar.

 

8. O maior importador de café da Jamaica.

O Japão importa cerca de 85% de toda a produção de café da Jamaica.

Foto: divulgação

9. A ave símbolo do Japão é o faisão

Apesar de muitos acreditarem que o tsuru (um tipo de cegonha) é a ave símbolo do Japão, dada a sua popularidade no folclore do país, a ave símbolo oficial é o faisão, que está estampado nas notas antigas de 10.000 ienes.

 

10. Rússia e Japão, inimigos de longa data

Mesmo após mais de 75 anos da Segunda Guerra, Japão e Rússia ainda não assinaram um tratado de paz, devido à questões envolvendo os Territórios do Norte.

 

11. Empresa mais antiga do mundo

A empresa Kongo Gumi Co.,Ltd. foi uma construtora japonesa considerada a mais antiga companhia independente do mundo, que operou por mais de 1.400 anos até ser adquirida pela Takamatsu Construction Group em 2006.

Foto matéria curiosidades sobre o Japão
Photo by lilartsy on Unsplash

12. Café e gatos

Existem Cat Cafés no Japão, estabelecimentos onde você pode interagir com gatos enquanto toma seu café, mediante uma taxa cobrada por hora. Está fazendo tanto sucesso que lojas similares já estão sendo inauguradas em diversas partes do mundo.

 

13. Mais animais de estimação do que crianças

Existem mais animais de estimação no Japão do que crianças com menos de 15 anos.

Foto: divulgação

14. O país da longevidade

O Japão é o país campeão em longevidade. De acordo com pesquisa de 2017 do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, existem mais de 60.000 pessoas com mais de 100 anos no país.

 

15. O número 4 dá azar no Japão

Por superstição o número 4 no Japão é associado à morte ou má sorte. A pronúncia do 4 em japonês é “shi”, uma das pronúncias do kanji “morte”.
Por conta disso não é difícil encontrar prédios com o quarto andar “pulado” (do 3 se vai para o 3B por exemplo), marcações de vagas de estacionamento sem esse número e por aí vai.

 

16. Parque Ueno

O parque Ueno em Tokyo foi fundado por insistência de um médico alemão chamado Dr. Anthonius Franciscus Bauduin. O busto do Dr. Bauduin pode ser visto no parque perto das fontes. A área originalmente estava destinada a ser um hospital.

Imagem: Cartaz do filme “A Fortaleza Escondida” / Youtube

17. Uma Fortaleza Escondida em Star Wars

O filme japonês “The Hidden Fortress” de Akira Kurosawa foi inspiração para George Lucas para o filme Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança.

 

18. Sobreviveu ao Titanic mas foi taxado de covarde

Masabumi Hosono foi um funcionário público japonês conhecido como o único passageiro japonês do Titanic. Apesar de ter sobrevivido ao naufrágio, foi condenado ao ostracismo pelo púbico, imprensa e pelo governo japonês.
Foi taxado de covarde pelo relato, inverídico, de um homem que afirmou que Masabumi tinha se disfarçado de mulher para escapar em um bote.
Mais tarde essa afirmação foi revelada como falsa e sua imagem e honra restauradas.

Photo by Gunn Shots ! on Foter

19. O peixe mais caro do mundo

O atum mais caro do mundo foi vendido no Japão pela bagatela de 3,1 milhões de dólares. O comprador, Kiyoshi Kimura, é o presidente da rede de restaurantes Sushi Zanmai.

 

20. Continuando com o tema de peixes

O mercado de peixes Tsukiji, que fica na região central de Tokyo é considerado o maior mercado atacadista de peixes e frutos do mar  do mundo e também um dos maiores mercados atacadistas de comida de qualquer tipo.

Veja também

Escolha seu idioma