Imagem reprodução – Freepik
Carros PHEV são carros híbridos compostos por dois motores, um a combustão e o outro elétrico mas que tem o diferencial de poderem ser conectados à uma tomada elétrica para efetuar a carga da bateria.
Carros híbridos não são mais tendências do futuro, eles já fazem parte do nosso presente. Grandes nomes japoneses como Toyota, Mitsubishi e Nissan fabricam suas versões e modelos com essas tecnologias.
Há objetivos de aumentar ainda mais a frota de carros híbridos e elétricos do Japão. Por isso, há um forte investimento em pontos de carregadores espalhados pelo país. Nesse sentido, veja o que você precisa saber sobre os veículos PHEV.
Prius PHEV da Toyota
Primeiramente, vale trazer a diferença entre os veículos elétricos e híbridos. Nos veículos elétricos há somente o motor elétrico, alimentado por uma bateria. Já os carros híbridos são compostos por dois motores, um a combustão e o outro elétrico.
Sendo assim, os veículos elétricos-híbridos plug-in (PHEV), possuem os dois motores. A bateria, que alimenta o motor elétrico, é carregada por uma fonte externa. No entanto, para o motor a combustão, é preciso abastecer com combustível fóssil como gasolina ou diesel. Além disso, o automóvel PHEV pode carregar sua bateria, não só, por meio de equipamentos externos de carga, como também, pela frenagem regenerativa.
O uso da energia elétrica para a carga da bateria reduz o uso do combustível em relação aos automóveis tradicionais. Os veículos PHEV também produzem níveis mais baixos de emissão de gases dependendo da frequência com que são operados em modo 100% elétrico.
Apesar dos veículos PHEV terem um valor mais alto para o consumidor final, alguns desses custos se recuperam. Sem mencionar o fato de ser uma compra consciente alinhada com a preservação do meio ambiente.
A Toyota tem uma forte presença no mercado de automóveis híbridos. Porém, a Mitsubishi não fica para trás, uma vez que as vendas de veículos híbridos plug-in vêm crescendo cada vez mais.
O novo Mitsubishi Outlander garante zero emissão de CO2. Sua autonomia é de 600km em modo híbrido. Já em modo elétrico, seu alcance é de 57km. O grande diferencial é que você pode conectar o carro à uma tomada doméstica para efetuar a recarga da bateria. Por sua constante evolução tecnológica, o Outlander já recebeu diversos prêmios.
Por fim, o Toyota Prius é um dos carros mais econômicos que você pode encontrar. Sobre seu desempenho: no modo ECO, a engenharia híbrida é muito eficiente. Já que alcança uma autonomia de 813km na cidade e de 713km na estrada. E em modo elétrico, a autonomia chega a 68km.
A maior vantagem em utilizar um carro PHEV é, sem dúvida nenhuma, o baixo consumo de combustível fóssil. No entanto, não é só esse o ponto positivo, pois veículos híbridos tambémdiminuem, a emissão de CO2. Além disso, melhoram recursos do próprio automóvel e ainda, promovem um menor consumo das peças.
Por outro lado, as desvantagens são: o valor elevado de compra e em alguns casos, uma autonomia mais baixa se comparados aos carros convencionais. Sem falar que a manutenção, apesar de rara, quando ocorre, pode ter um custo alto.
Daniela é apaixonada por viajar, conhecer novos lugares, culturas e é editora do site O Mapa da Viagem.
Escolha seu idioma