fbpx
Conheça o motorhome
Motorhome Bürstner Lyseo Time T Limited 727G3: a alemã Hymer lidera o mercado mundial – Crédito: Hymer Press

Motorhome: viaje pelas estradas sem sair de casa

Seu sonho é viajar e conhecer lugares novos sem a necessidade de ficar em hotéis ou pousadas? Conheça o motorhome, sua casa sobre rodas.
Texto: Eder Hashizume
Imagens: Reprodução
Conheça o conforto do motorhome
Confortáveis, aconchegantes e práticos, os motorhomes estão ficando populares no Japão – Crédito: Hymer Press

O motorhome é um veículo ou uma casa?

É muito difícil dirigir? Para onde vai a água das pias, do vaso sanitário e do chuveiro? A eletricidade vem das baterias ou é fornecido de outra maneira? Posso cozinhar dentro? Os cômodos são confortáveis? Tem cama e sofá? Há modelos espaçosos ou são apertados? É muito quente ou muito frio dentro? Vocês devem achar que estamos ficando doidos com tantas perguntas. E não é para menos. O tema dessa reportagem especial para Mercauto é sobre motorhomes. Vamos tentar responder todas essas dúvidas. E a primeira a ser esclarecida é: o que é um motorhome?
Normalmente, para a construção de um motorhome é necessário utilizar um caminhão de quatro toneladas ou mais. Sua carroceria é inteiramente modificada. São instaladas cozinha, sala, dormitório, uma gama enorme de compartimentos para diversos objetos e até um banheiro, de maneira que os usuários desfrutem da excelente comodidade de uma casa com total mobilidade, mas de modo compacto.

Conheça o conforto do motorhome
Em alguns modelos, os assentos automotivos podem ser transformados em sofás e camas – Crédito: Hymer Press

Pra você conforto na hora de viajar significa uma cama de hotel? Conheça o motorhome

No Japão, esses veículos estão ficando cada vez mais populares. Já existiam milhares de fãs deles no Arquipélago. Depois do Grande Terremoto de Tohoku de 2011 – seguido de tsunami que destruiu milhares de moradias – o interesse do povo japonês aumentou. Um motorhome poderia ser utilizado como alternativa de habitação em caso de emergência ao invés dos abrigos de uso coletivo como os ginásios escolares. É que uma parcela dos desabrigados morreu por problemas ligados ao estresse provocado pela falta de privacidade.

Hymer lançou linha Dethleffs
Hymer lançou linha Dethleffs: motorhome com dimensões maiores – Crédito: Hymer Press

Tecnologia e muito conforto

A tecnologia empregada para a criação de um motorhome oferece bastante conforto. A eletricidade, por exemplo, vem de painéis solares instalados no teto que também podem carregar as baterias do automóvel. A temperatura interna é controlada por aparelhos de ar-condicionado próprios para esse tipo de veículo. Os assentos automotivos podem ser transformados em sofás e camas. Em alguns modelos, a cama fica embutida em um compartimento, disponibilizando uma área livre mais ampla.

Campervans são mais compactas: Kombi é o mais famoso - Creative Commons/PXHERE
Campervans são mais compactas: Kombi é o mais famoso – Creative Commons/PXHERE

Campervans e trailers

Há mais duas opções de habitações móveis. Além dos motorhomes, existem as campervans e os trailers. As campervans são vans que foram customizadas com quase todas as comodidades de um motorhome mas de uma maneira mais compactada. Por serem menores, a sua dirigibilidade é uma grande vantagem. Por uma questão de falta de espaço devido ao tamanho, a principal desvantagem é que quase todos os modelos de campervans não tem banheiro ou vaso sanitário. Por isso, as paradas em lojas de conveniência e postos de gasolina são constantes. Os campervans da Volkswagen linha Kombi são os mais famosos.
Já o trailer, em sua maioria, é muito mais espaçoso que os motorhomes e as campervans. Mas o seu tamanho também é uma desvantagem quando se leva em conta a mobilidade. É necessário também acoplá-lo a um veículo, o que se torna um trabalho cansativo. A linha Airstream é o trailer mais conhecido.

Trailer Airstream é a linha mais conhecida - Crédito: Reprodução
Trailer Airstream é a linha mais conhecida – Crédito: Reprodução

Os “poréns”

Entretanto, existem alguns “poréns”. Para quem está no Japão e pensa em substituir a casa fixa pela residência móvel de maneira definitiva ou por um bom tempo, o principal empecilho é com relação ao endereço. No país nipônico é necessário que o cidadão esteja cadastrado junto a prefeitura de onde reside com uma localização fixa. No Brasil é seguida a mesma política.
Outro obstáculo é com relação a manutenção do veículo. Os reservatórios de água limpa devem ser verificados com bastante frequência para não interromper o seu fornecimento. Existem também compartimentos de água suja e de esgoto. Apesar de sensores indicarem quando estão cheios, é necessário que sejam periodicamente esvaziados e limpos adequadamente, o que não é uma tarefa agradável.

Conheça o conforto do motorhome
Cozinha, sala, dormitório e até um banheiro: motorhome é uma opção de moradia – Crédito: Hymer Press

Liderança europeia

As empresas europeias lideram o mercado. Dentre elas, a alemã Hymer é a que mais se destaca atualmente. Fundada por Erwin Hymer e Erich Bachem, a fabricante da localidade de Bad Waldsee, no sul da Alemanha, possui várias marcas de motorhomes e campervans. Mundialmente, as linhas mais conhecidas são Bürstner, Etrusco, Elddis, Niesmann + Bischoff , LMC, entre outras. A Hymer lançou também a linha Dethleffs. Trata-se de um motorhome com dimensões maiores, caracterizado por uma frente achatada parecida com a de um ônibus. Apesar do tamanho, tem uma boa dirigibilidade. A Hymer está presente na França, Itália e Canadá. Seus modelos são bastante apreciados pelo mercado japonês.

 

Gostou da matéria? Você pode ver mais matérias desse tipo em nosso Portal de Automóveis

Autor

Foto Eder Hashizume

Eder Hashizume

Eder é jornalista veterano e professor no Japão

Veja também

Escolha seu idioma