fbpx
Imagem matéria Festival Koinobori em Tatebayashi
Milhares de carpas coloridas enfeitam o Festival Koinobori que acontece em Tatebayashi

Festival Koinobori em Tatebayashi: Recorde de flâmulas de carpas sobre o rio

O Festival Koinobori em Tatebayashi é realizado às margens do rio Tsuruda e reúne milhares de carpas de tecido colorido todos os anos
Texto: Guia Ooizine
Imagens: Guia Ooizine
Os rios ficam repletos de carpas coloridas flutuando ao vento

Bandeiras de Carpa

Todos os anos entre o final de março até o começo de maio, rios da cidade de Tatebayashi são invadidos por milhares de carpas multicoloridas. Mas não é aquele tipo de peixe que estamos acostumados a ver nos rios da região. São feitas pelo homem e ao contrário de suas “primas” naturais, essas nadam graciosamente pelo vento.

Koinoboris em tradução livre, “bandeira de carpa”, são flâmulas confeccionadas em tecido multicolorido no formato de carpas. Em vários tamanhos e estilos, eram utilizadas como ornamento na comemoração do Dia do Meninos, como um símbolo masculino de força e obstinação. Hoje em dia o costume acabou se sincretizando com a comemoração do Dia das Crianças, que acontece no mesmo dia 5 de maio, o que faz com que os koinoboris adquiram um significado mais relacionado à vitalidade e felicidade das crianças.

A origem do costume de pendurar essas flâmulas em comemoração ao dia dos meninos não é muito bem definida. Há relatos que desde a Era Edo famílias ricas enfeitavam suas casas com koinoboris em comemoração ao Dia dos Meninos.

O Festival de Koinobori em Tatebayashi já foi citado no Guinnes

Festival Koinobori em Tatebayashi no Guinnes

O Festival de Koinobori de Tatebayashi acontece ao mesmo tempo que o Festival de Sakura e o Festival de Azaléias, entre o fim de março e o início de maio. O número de flâmulas varia de ano a ano sendo que em 2005 o festival  recebeu o título de Maior Festival de Flâmulas de Carpas do Mundo pelo Guinness com 5.283 flâmulas.

Veja alguns números:
2019 – 4.300 flâmulas
2015 – 5.135 flâmulas
2012 – 6.340 flâmulas
2005 – 5.283 flâmulas

Festival Koinobori em Tatebayashi
Koinobori e Sakura juntos: inesquecível

Sakura e Koinobori

Este ano são 4.300 koinoboris espalhados por 5 pontos na cidade. Visitamos o ponto às margens do rio Tsuruda e que fica ao lado da Prefeitura de Tatebayashi. Enquanto milhares de pequenas carpas balançam ao vento sobre o rio, koinoboris com mais de 10 metros flutuam majestosos às margens do rio, pendurados em mastros.
Se você perdeu a floração das cerejeiras, pode aproveitar o passeio e apreciar as azaléias que florescem exatamente nesta época. À noite uma iluminação especial oferece uma experiência totalmente diferente para os visitantes. Pegue sua câmera e boas fotos! Ah, não se esqueça de compartilhar conosco em nosso Facebook e Instagram.

Veja a galeria

Veja também

Escolha seu idioma