fbpx
Imagem matéria Kamakura em Kanagawa
O famoso Buda de Kamakura / Fotografia de Pratik Bisht on Unsplash

Kamakura: Principais atrações deste popular destino turístico no Japão

Conheça a cidade de Kamakura no Japão, que com suas atrações turísticas atrai anualmente visitantes do mundo todo.
Texto: Guia Ooizine
Imagens: Reprodução
Fotografia de Charles Deluvio on Unsplash

Kamakura: de antigo centro político a cidade turística em 7 séculos

Kamakura é uma cidade japonesa que fica na província de Kanagawa. É uma das regiões mais famosas do Japão, sendo visitada por turistas do mundo todo. Essa cidade costeira fica a menos de uma hora do sul de Tokyo, sendo um importante centro político do Japão no final do século 12, quando Minamoto Yoritomo escolheu a cidade como sede para o novo governo militar.

Por mais de um século a cidade era o maior centro político do Japão, até que o governo Kamakura caiu no século 14, dando o lugar para que outras cidades conquistassem esse título de centro político. Atualmente, a cidade é fortemente voltada para o turismo.

Kamakura se tornou um destino turístico muito popular. Sendo também conhecida como Kyoto do leste do Japão, essa cidade possui diversos templos, monumentos e santuários históricos. Outro destaque da cidade são suas belas praias, que atraem multidões nos meses de verão.

Principais atrações turísticas de Kamakura

Agora que você já conhece um pouco sobre essa cidade japonesa, selecionamos as principais atrações turísticas da cidade. Confira a seguir algumas dessas atrações.

Photo by Charles Deluvio on Unsplash

O Grande Buda de Kamakura

O Grande Buda é uma estátua de bronze do Buda Amida localizada no Templo Kotokuin, em Kamakura. Com 11,4 metros de altura, essa é a segunda estátua de bronze de Buda mais alta no país, sendo menor apenas que a estátua presente no Templo Todaiji, em Nara.

Fundida em 1252, essa antiga estátua ficava no salão do templo. Mas devido à degradação do templo por causa de tufões e tsunamis, a estátua passou a ficar ao ar livre.

Photo by Dakiny on Foter

Templo Hokokuji

O Templo Hokokuji é um templo da seita Rinzai do Zen Budismo que fica isolado nas colinas do leste de Kamakura. Fundado ainda no período de Muromachi, quando Kamakura ainda era um centro político, esse tempo pertencia a família do governante Ashikaga e depois passou a ser da família Uesugi.

Esse é um templo bastante modesto, se comparado a outras construções deste tipo. O salão principal foi reconstruído por volta de 1920 após o edifício original ter sido destruído pelo Grande Terremoto de Kanto. Neste templo, o principal objeto de adoração é a estátua do Buda Shaka Nyorai, um monumento histórico.

Photo by *_* on Foter

Hiking Trails

A cidade de Kamakura é cercada por colinas arborizadas. Dentro dessas colinas há trilhas que conduzem os visitantes para diversos lugares históricos e importantes da cidade, como os templos atmosféricos.

As trilhas de Kamakura são ótimas para viajar entre os diversos pontos turísticos da cidade, além de oferecer um contato enorme com a natureza e com as belezas naturais da cidade. Algumas dessas trilhas são bem rápidas, duram cerca de 30 a 90 minutos de caminhada. Todas elas valem muito a pena, tanto para quem gosta de natureza, quanto para quem deseja conhecer mais a cidade.

Existem três principais trilhas que conectam algumas das principais atrações da cidade, sendo elas: Western Hills, Northern Hills e Eastern Hills.

Imagem matéria Kamakura em Kanagawa
Photo by natsuki on Unsplash

Ilha de Enoshima

Localizada no Oeste de Kamakura, Enoshima é uma ilha que pode ser acessada em uma viagem curta de trem. Trata-se de uma ilha muito turística e agradável que fica próxima à costa da cidade. Nesta ilha você encontra várias outras atrações turísticas, como santuário, torre de observação, parque e até cavernas. Em dias com boa visibilidade é possível apreciar a vista para o Monte Fuji.

Imagem Freepik

Templo Hasedera

O Templo Hasedera é um templo da seita Jodo muito famoso por abrigar a estátua Kannon, a deusa da misericórdia que possui onze cabeças. Criada em madeira dourada, a estátua Kannon possui 9,18 metros de altura, sendo uma das maiores esculturas em madeira do país.

Além disso, no templo você também encontra o Museu Kannon, que é um pequeno museu que exibe diversos tesouros do tempo, como sino, rolo de imagem e estátuas budistas.

Imagem Freepik

Tsurugaoka Hachimangu

Esse é um santuário histórico de Kamakura, sendo um dos mais importantes da cidade. Fundado em 1063 por Minamoto Yoriyoshi, esse santuário foi movido e ampliado em 1180 por Minamoto Yoritomo, que foi o primeiro shogun que representou o governo Kamakura.

Tsurugaoka Hachimangu é um santuário dedicado a Hachiman, que é o deus patrono da família Minamoto. Ou seja, é um ponto turístico com muita história e cultura.

INFORMAÇÕES

Kamakura – Kanagawa-ken
Sites:
Site da prefeitura de Kamakura:
https://www.city.kamakura.kanagawa.jp/foreign/index.html

Site do Aquário de Enoshima
https://www.enosui.com/en/

Site da Ferrovia elétrica de Enoshima:
https://www.enoden.co.jp/en/

Site do templo Hasedera em Kamakura
https://www.hasedera.jp/en/about/

Veja também

Escolha seu idioma