fbpx
Teleférico Monte Takao
Os teleféricos encurtam o tempo de subida ao topo do Monte Takao – Crédito: reprodução

Monte Takao: Um passeio pela natureza pertinho de Tóquio

Muitas pessoas conhecem a região de Tóquio pelos seus edifícios, movimentado trânsito de automóveis e pessoas. Poucas a conhecem pelas suas áreas verdes. A mais famosa delas é a do Monte Takao com seu ar puro, paz e diversas atrações bem perto da metrópole japonesa. O Monte Takao (高尾山) está localizado na cidade de Hachioji (八王子市), na região oeste de Tóquio. Tem 599 metros de altitude. Por não ser tão íngreme, anualmente, cerca de duas milhões de pessoas sobem em seu topo em busca de ar puro que a natureza pode oferecer. Outros sobem procurando paz, visitando o santuário Yakuo-in (薬王院) onde cultuam os deuses da montanha para orar e acender incensos. O local tem diversas atrações, além de fácil acesso.
Texto: Eder Hashizume
Imagens: Reprodução
Trilha 1 Monte Takao
Das trilhas do Monte Takao é possível chegar ao Parque Nacional Chichibu-Tama-Ka – Crédito: Reprodução

Faça uma trilha no Monte Takao

Existem oito trilhas que levam ao topo. A trilha número 1 é a mais procurada pelos visitantes. Muito bem sinalizada, ela está pavimentada e passa pelos principais pontos turísticos locais. As outras são estreitas e, por isso, são menos movimentadas. Em média, o topo pode ser alcançado em cerca de 90 minutos. Uma parte do trecho pode ser feita em menos tempo com o uso de cadeiras e cabines teleféricas. Um mirante, um pouco antes do topo, é parada obrigatória. De lá, é possível ter uma visão panorâmica de Tóquio. Já no topo, em dias claros, dá para se ver o Monte Fuji. Aqueles com mais aptidão física e que estejam com equipamentos adequados, tem a opção de seguir pelas trilhas que dão nos picos do Parque Nacional Chichibu-Tama-Kai (秩父多摩甲斐国立公園).

Santuário Yukuo-in no Monte Takao
O santuário Yakuo-in é um lugar místico no Monte Takao – Crédito: reprodução

Santuário Yakuo-in no Monte Takao

Além do verde, o local é bastante frequentado pelas pessoas que buscam paz. Para tal, elas visitam o santuário Yakuo-in. É um templo budista erguido no ano de 744 d.C.. Desde então, foram realizados inúmeros rituais o que lhe conferiram um certo ar místico, ligado também ao ascetismo das montanhas em seu entorno. Num desses ritos, acredita-se que membros carismáticos do budismo tiveram contato com divindades. Passou por várias reformas, ficou sob a proteção do xogunato Tokugawa e, atualmente, é também parte integrante do patrimônio cultural japonês.

A trilha 1 do Monte Takao está muito bem sinalizada e também está asfaltada – Credito: reprodução

Mais de mil cerejeiras podem ser apreciadas na primavera

As melhores épocas para visitar a região são na primavera e no outono. Na estação mais florida os visitantes apreciam a área de Ichodaira (一丁平) das mil cerejeiras com diversas espécies da delicada pétala rosácea. No período que antecede o inverno, já com as temperaturas baixas, as folhagens queimadas pelo frio ganham tons avermelhados.

Do mirante do Monte Takao é possível ter uma visão panorâmica de Tóquio – Crédito: reprodução

Onsens, museu e culinária local

Além de todas essas atrações, os visitantes poderão ver o Parque dos Macacos (さる園), apreciar a culinária local – principalmente doces – em diversos quiosques, conhecer o Museu Takao 599 para saber mais sobre a natureza da região e, por fim, relaxar na fonte de águas termais Keio Takaosan Onsen Gokurakuyu (京王高尾山温泉 / 極楽湯).

Informações

TAKAOSAN
Endereço:
193-0844 Tóquio To Hachioji shi Takao Machi
東京都八王子市高尾町

Telefones de contato:
042-661-4151

Autor

Foto Eder Hashizume

Eder Hashizume

Eder é jornalista veterano e professor no Japão

Veja também

Escolha seu idioma