Mais de uma dezena de customizações com seus acessórios em várias cores / Crédito: Citroën UK
A Citroën sempre procurou estar um passo adiante de seu tempo. Fundada por André Citroën em 1919, quase 17 anos depois, lançou o primeiro automóvel com tração dianteira do mundo. Em 1948, lançou o popular Citroën 2CV, alcançando tremendo recorde de vendas. Os carros da marca francesa também foram conhecidos por conquistar dezenas de títulos em corridas de rally e gran turismo pelo mundo. Mais uma vez, revolucionaram ao lançarem o Ami.
Qualquer tomada de 220V serve para recarregar a bateria do Ami / Crédito: Citroën UK
O simpático Ami é um carro elétrico. É ideal para movimentadas cidades onde, mais que velocidade, é exigido mobilidade. Muito prático, ele alcança 45 km/h. Está equipado com uma bateria de 5,5 kWh. Não necessita de um recarregador especial. Segundo os padrões franceses, qualquer tomada de 220V serve para recarregar a bateria. A recarga total pode ser feita em apenas três horas, permitindo uma autonomia de 70 km. Por tanta praticidade, era de se imaginar que os projetistas da Citroën relaxassem com o quesito conforto. Pelo contrário. O Ami é extremamente aconchegante para um carro de dois lugares com apenas 2,4 metros de comprimento. Perfeito para os dias nublados e frios de Paris, ele é fechado e aquecido. A luminosidade do painel e das luzes internas lhe confere um ar agradável. Dá para fazer mais de uma dezena de customizações com seus acessórios em várias cores.
O simpático Ami é um carro elétrico da Citroën / Crédito: Citroën UK
O melhor de tudo é seu preço. Na França, o modelo elétrico será vendido por apenas 6.000 Euros ou 720 mil ienes. Isto porque, o governo francês oferece um subsídio de 900 Euros (cerca de 110 mil ienes). Portanto, o Ami, se chegar ao Japão, deverá sair da fábrica por 830 mil ienes. Com os impostos, não deverá ultrapassar um milhão de ienes. No país da melhor cozinha do mundo, o interesse e a lista de espera estão aumentando. A Citroën deverá entregar as primeiras unidades ao público já em junho deste ano.
Gostou da matéria? Você pode ver mais matérias desse tipo em nosso Portal de Automóveis
Eder é jornalista veterano e professor no Japão
Escolha seu idioma