fbpx
Conceito do novo Mazda RX-9
O Mazda RX-9 pode finalmente voltar ao mercado na figura do RX-VISION, apresentado em 2015 – Créditos: MAZDA NEWSROOM

Mazda RX-9 pode deixar de ser sonho e finalmente sair as ruas

Dona de uma fatia do mercado automobilístico mundial que abrange verdadeiros fãs, além de simpatizantes, a Mazda continua fazendo mistério em relação ao lançamento de seu modelo RX 9. De concreto, a montadora japonesa apresentou o RX-VISION em 2015, que seria o futuro RX 9. Muito avançado para a época, suas linhas aerodinâmicas eram e ainda são surpreendentes. Revistas especializadas cravavam que 2020 seria o ano, já que a empresa faz cem anos de existência. Uma breve visita ao site dela não faz nem menção ao fato. Outro fato concreto foi, em 2020, a consolidação de uma parceria com a Polyphony Digital, que desenvolve softwares para a Sony Computer Entertainment, conhecida pelo seu grande sucesso: FIA Gran Turismo Sport do Play Station. Este ano, será que o RX 9 estará apenas nas pistas virtuais?
Texto: Eder Hashizume
Imagens: Mazda Newsroom
RX-VISION foi apresentado em 2015 como futuro RX 9 – Créditos: MAZDA NEWSROOM

O RX-VISION é um carro conceito com pistas de como será o novo Mazda RX-9

Por que a Mazda faz tanto mistério?
O conceito do RX-VISION agrega um esportivo com tração dianteira e traseira e alimentado pelo motor rotativo SKYACTIV-R de nova geração. Trata-se um bloco de 1.6 litros – dividido entre dois rotores de 800cc cada – turbocompressor e tecnologia HCCI (Homogeneous Charge Compression Ignition) da nova era dos blocos a diesel. O conjunto permite atingir a potência de 400cv.
Materiais mais leves, uma melhor distribuição do peso – menos de 1300 kg – e transmissão de dupla embreagem são algumas das características que superarão seus antecessores.
Tudo isso seria aproveitado no RX 9, o tornando mais eficiente e mais limpo.

Visão interna do RX VISION – Créditos: MAZDA NEWSROOM

Dificuldade do lançamento pode estar ligada ao motor a diesel

Entretanto, muitos consideram os motores a diesel ultrapassados.
Diante dessa situação, a Mazda não descarta a possibilidade de modelos elétricos (híbridos, PHEV, mild hybrid) ou até mesmo movido a hidrogênio para o RX 9.
Recentemente, a empresa automobilística japonesa apresentou seu primeiro modelo popular exclusivamente a bateria, o MX-30. É uma aposta econômica e ambiental viável para o exigente mercado europeu que anunciou restrições aos veículos movidos a gasolina e diesel.
A resposta para a questão “por que a Mazda faz tanto mistério?”, seria que a montadora japonesa não tem ainda uma fórmula que agregue o RX 9 aos vários tipos de motores. No imaginário dos tradicionalistas, o ideal seria um a diesel que se alinha a impetuosidade do esportivo. Mas, o lançamento poderia fracassar já que uma parcela do público acredita que os motores de energia limpa são o futuro.
Pelo menos, dentro da empresa japonesa, existe um consenso sobre a questão: motores rotativos movidos por baterias deixa o conjunto mais compacto e leve, diminuindo níveis de ruído, vibração e atrito. O fato melhora a eficiência e baixa custos.

Mazda RX-9 finalmente nas ruas?
De linhas requintadas, o RX é aguardado com expectativa – Créditos: MAZDA NEWSROOM

Fãs continuam esperando pelo lançamento do Mazda RX-9

Portanto, diante de toda essa especulação, o negócio é aguardar. Além da apresentação do RX-VISION, que seria o futuro RX 9, e a sua aparição virtual no FIA Gran Turismo Sport, de concreto, já se sabe que o esportivo terá proporções requintadas baseadas no design KODO, um estilo de pintura avançada exclusiva da Mazda que utiliza uma tecnologia que realça as linhas de seus bólidos.

Você pode ver mais informações sobre a Mazda acessando o site da empresa aqui.

 

Gostou da matéria? Você pode ver mais matérias desse tipo em nosso Portal de Automóveis

Autor

Foto Eder Hashizume

Eder Hashizume

Eder é jornalista veterano e professor no Japão

Veja também

Escolha seu idioma