O setor de desenvolvimento automobilístico da Renault, que se beneficiou dessa parceria, enfrenta momentos de expectativa – Crédito: Renault Press
Eleito como um dos carros elétricos mais bonitos de sua geração, o Renault TREZOR Concept foi lançado no Salão do Automóvel de Paris em 2016. Passados quatro anos, suas linhas aerodinâmicas e sua conectividade com o futuro ainda servem de inspiração para novos protótipos. Sua principal característica – porta tipo escotilha – estimulou o ressurgimento de vários modelos do gênero.
O painel frontal é uma tela configurável curvada de alta definição que combina diodos OLED e Gorilla Glass – Crédito: Renault Press
O Renault TREZOR Concept ainda é cotado como uma das principais apostas do conglomerado francês para as próximas décadas. Dele, já saíram muitas ideias que poderão, em breve, ser compartilhadas em outros automóveis da montadora francesa. O cupê é extremamente avançado para sua época, começando pelo seu corpo de 4,7 metros de comprimento e 2,7 de largura para dois lugares. Feito em fibra de carbono, ele pesa apenas 1.600 kg. Sua distância do solo é de cerca de 3,0 cm. Está equipado com rodas dianteiras de 21 polegadas e rodas traseiras de 22 polegadas. Para completar, suas linhas sensuais se encaixam perfeitamente ao vidro panorâmico dianteiro acentuado na cor vermelha. E a releitura da porta tipo escotilha – novidade nas décadas de 50 a 70 do século passado – inspiraram o surgimento de vários modelos parecidos.
Suas linhas sensuais se encaixam perfeitamente ao vidro panorâmico dianteiro, acentuado na cor vermelha – Crédito: Renault Press
O motor elétrico do Renault TREZOR Concept é uma receita de sucesso da Renault e.dams, equipe bicampeã da Fórmula-E, a F-1 dos carros elétricos. Trata-se de um conjugado que combina 350 cv, desenvolvendo um torque de 380 Nm e que alcança 100 km/h em menos de 4,0 segundos. O motor é alimentado por dois conjuntos de bateria com sistemas independentes de refrigeração, que recebem a ajuda da grade geométrica sob o capô por onde entra o ar, auxiliando no resfriamento.
O Renault TREZOR Concept foi lançado no Salão do Automóvel de Paris em 2016 – Crédito: Renault Press
Dentro dele, conforto e segurança ao volante são duas qualidades agregadas e garantidas pelo seu sistema de auto condução e assistência ao motorista, que poderá se tornar padrão em todos os modelos da marca francesa em breve. O painel frontal é uma tela configurável curvada, tipo smartphone, de alta definição que combina diodos OLED e Gorilla Glass, vidro extremamente fino, leve e resistente a danos. O volante retangular lhe dá um toque final de requinte.
Após essa impecável apresentação, por que o Renault TREZOR Concept poderá ser “arquivado”? Para quem vive no Japão, é perceptível que o bólido tem em seu exterior e, principalmente em seu interior, um pouco da tecnologia nipônica adquirida pela aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Pode se dizer que o cupê elétrico é fruto dessa união. A prisão de Carlos Ghosn, ex-diretor-geral e presidente do grupo Renault, acusações de conspiração interna na Nissan, que também foi liderada pelo brasileiro, e sua recente fuga cinematográfica para o Líbano, abalaram a confiança entre as partes. O setor de desenvolvimento automobilístico da Renault, que se beneficiou dessa parceria, portanto, enfrenta momentos de expectativa e espera que o imbróglio seja resolvido o mais rápido possível.
Gostou da matéria? Você pode ver mais matérias desse tipo em nosso Portal de Automóveis
Eder é jornalista veterano e professor no Japão
Escolha seu idioma