fbpx
Sakura Hanami de flores de cerejeira
Hanami e sakura: Pessoas lotam os parques para o hanami e ver a florescência das cerejeiras – Créditos: PXHERE

Sakura e Hanami: um evento único e encantador no Japão

No Japão, a primavera representa o princípio de um novo período. É o início do ano letivo nas instituições de ensino, os recém-contratados profissionais são lançados no mercado de trabalho e é o começo do ano fiscal, trazendo mudanças nas relações econômicas, políticas e sociais. Também é uma das mais belas épocas do ano representada pela florada das cerejeiras (桜), que ocorre geralmente entre março e abril, trazendo consigo um dos espetáculos naturais mais admiráveis de todo o Arquipélago. O costume de realizar o hanami, ou seja, contemplar as flores, na época da florada das cerejeiras, começou cerca de 1,3 mil anos atrás quando o ato foi descrito em romances da literatura japonesa da era medieval e, desde então, virou um dos principais hábitos populares durante a primavera. Atualmente, as pessoas lotam os parques, estendem lonas azuis sob as cerejeiras para confraternizar, relaxar, fazer piqueniques e apreciar a “chuva” das delicadas pétalas rosáceas que desabrocham, desprendem dos galhos dos sakuras, são lindas e, infelizmente, duram pouco tempo. É um genuíno espetáculo da natureza, que nos faz lembrar que a vida é efêmera e deve ser aproveitada ao máximo. As nossas cinco dicas de hanamis (花見) para os internautas do Guia Ooizine foram escolhidas levando em conta a acessibilidade, facilidades, infraestrutura local e a proximidade com outras atrações. Confira!
Texto: Eder Hashizume
Imagens: Reprodução
Sakura Hanami de flores de cerejeira
O destaque, além das cerejeiras, é o imenso tapete rosáceo de shibazakuras – Créditos: PXHERE

Tobu Treasure Garden em Tatebayashi, Gunma

群馬県館林市 ザ・トレジャーガーデン(旧 野鳥の森ガーデン)

Localizada na região central da cidade de Tatebayashi, na província de Gunma, o Tobu Treasure Garden ocupa uma área de 80 mil metros quadrados. Dividido em quatro amplos jardins, o destaque durante a primavera é o horto de shibazakura (芝桜), espécime de musgo que forma um imenso tapete de pétalas rosáceas, parecidas com as das cerejeiras, que também podem ser apreciadas juntamente com outras espécies florais. O ideal é visitar o local entre abril e junho, quando ocorre a Flower Fest, uma festa que coincide com a alta temporada da primavera. Outro destaque é uma igreja anglicana em estilo vitoriano que pode ser alugada para a realização de casamentos.

TOBU TREASURE GARDEN
Endereço:

〒 374-0033 Gunma Ken Tatebayashi Shi Horikucho 1050

Telefones de contato:
0276-55-0750

Site:
http://treasuregarden.jp/

As glicínias se destacam no Ashikaga Flower Park – Créditos: PXHERE

Ashikaga Flower Park em Ashikaga, Tochigi

栃木県足利市 あしかがフラワーパーク

Ashikaga Flower Park ocupa uma área de 100 mil metros quadrados próxima a região central da cidade de Ashikaga, província de Tochigi. Há cerca de 50 anos, era uma fazenda que foi sendo, aos poucos, transformada no atual parque de flores que recebe 1,5 milhão de visitantes anualmente. A temporada das cerejeiras começa em abril. Mas, já no final de março é possível observar o início da floração. Uma das principais atrações do local é a imensa estrutura quadrilátera que suporta glicínias, dando uma sensação agradável e acolhedora de estar sob um cobertor de flores coloridas. Ashikaga Flower Park possui também acesso facilitado para cadeirantes e acompanhantes, praças de alimentação, áreas de descanso, lojinhas de lembrança e outras comodidades.

ASHIKAGA FLOWER PARK
Endereço:
〒329 – 4216 Tochigi Ken Ashikaga Shi Hasama Cho 607

Telefones de contato:
0284-91-4939

Site:
https://www.ashikaga.co.jp/

Aprecie as nuances de cores das cerejeiras enquanto faz um trekking – Créditos: PXHERE

Atagosan Kouen em Kasama, Ibaraki

茨城県笠間市愛宕山公園

Na realidade não existem limites geográficos específicos para a área do Atagosan Kouen, que fica na cidade de Kasama, província de Ibaraki. Muitos entendem que o parque se situa em torno do monte Atago de 306 metros. Mas, todos concordam que a beleza do lugar alcança seu limiar na primavera quando recebe um “tapete” rosa devido ao florescimento das cerejeiras.
Devido a altitude do Atago, a variação de temperatura é sentida pelas sensíveis pétalas de sakura, que formam um dégradé rosáceo, alternando tons fortes e suaves. O ideal é fazer um trekking – passeio à pé – pelo parque em torno do monte, apreciando as nuances de cores das cerejeiras.
Na mesma área do monte, perto do cume, está localizado o Atago Tengo no Mori (あたご天狗の森). Também é um parque que tem estacionamento, escorregadores para crianças e banheiros. De lá, é possível ter uma visão panorâmica da cidade de Kasama e arredores.
A melhor época para visitar os parques do monte Atago é em abril. Os locais podem ser acessados 24 horas. O ingresso e o uso do amplo estacionamento são gratuitos.

ATAGOSAN KOUEN
Endereço:
〒 319-0209 Ibaraki Ken Kasama Shi Izumi 99

Telefones de contato:
0296-72-9222

Site:
http://www.kasama-kankou.jp/

Sakura Hanami de flores de cerejeira
As pétalas rosáceas das cerejeiras se contrastam com as pétalas amarelas das canolas – Créditos: PXHERE

Kumagaya Sakura Tsutsumi em Kumagaya, Saitama

埼玉県熊谷市熊谷桜堤

Kumagaya Sakura Tsutsumi é uma alameda de cerca de dois quilômetros na margem esquerda do rio Arakawa, na cidade de Kumagaya, província de Saitama. Lá, foram plantadas 500 cerejeiras que, na primavera, promovem um espetáculo natural considerado entre os cem mais bonitos de todo o Japão. No auge da estação mais florida do ano, as pétalas rosáceas das cerejeiras se contrastam com as pétalas amarelas das canolas em torno do rio.
O local é utilizado como ponto de partida e chegada da maratona de Kumagaya. No local, são realizados matsuris e queima de fogos de artifício ao longo do ano. Ainda, na primavera, as cerejeiras são iluminadas durante a noite entre o final de março e abril.

KUMAGAYA SAKURA TSUTSUMI
Endereço:
〒360-0035 Saitama Ken Kumagaya Shi Kawaramachi

Telefones de contato:
048-594-6677

Site:
https://www.oideyo-kumagaya.com/

Sakura Hanami de flores de cerejeira
Em Chidorigafuchi as pessoas alugam barcos e apreciam a sakura – Créditos: PXHERE

Chidorigafuchi em Tóquio

千鳥ヶ淵公園

Em torno do Castelo Edo (江戸城), no distrito de Chiyoda, em Tóquio, foram construídos vários fossos cheios de água e que servem, até hoje, para impedir e dificultar o acesso de estranhos. Entretanto, um deles, o de Chidorigafuchi é um dos mais visitados durante a primavera. É que em suas margens foram plantadas cerejeiras que dão um show natural durante a época mais florida do ano. É comum as pessoas alugarem barcos e remarem apreciando a florescência dos sakuras.
Vale a pena ir conhecer também Jimbocho (神保町), bairro com uma grande quantidade de livrarias, o Museu Nacional do Memorial Showa (昭和記念館) e também o santuário Yasukuni Jinja (靖國神社), onde também dá para apreciar as cerejeiras. Todas essas atrações estão perto de Chidorigafuchi.
O porto dos barcos (千鳥ヶヶ淵ボート場) fica na margem externa do Chidorigafuchi. Durante o período do hanami, a taxa de uso dos barcos é 800 ienes por 30 minutos e 1.600 ienes por 60 minutos.

CHIDORIGAFUCHI
Endereço:
〒102 – 0091 Tokyo To Chiyoda Ku Kitanomaru Kouen 1

Telefones de contato:
03-3556-0391

Site:
https://visit-chiyoda.tokyo/

Gostou da matéria? Veja mais sugestões de passeios clicando aqui

Autor

Foto Eder Hashizume

Eder Hashizume

Eder é jornalista veterano e professor no Japão

Veja também

Escolha seu idioma