fbpx
Tipos de carrocerias
Os diversos tipos de carroceria disponíveis no mercado têm suas peculiaridades

Tipos de carroceria: conheça a diferença entre sedan, hatchback e SUV

Carroceria é o nome dado à estrutura que dá forma aos veículos e por norma é constituída pelo compartimento do motor, habitáculo dos passageiros e porta malas. Uma carroceria pode ser montada separadamente do chassis do automóvel ou pode já ser parte da estrutura do carro, sendo nesse caso chamada monobloco. Além de diferenciar visualmente, as diversas categorias de carrocerias tem como objetivo desenvolver nichos específicos de consumo que facilitam às montadoras alcançar clientes de forma mais objetiva e sistemática. Conheça a seguir os mais comuns tipos de carroceria oferecidos pelas montadoras
Texto: Guia Ooizine
Imagens: Divulgação
Matéria tipos de carroceria
Honda Fit – Foto Guia Ooizine

HATCHBACK: UM DOS TIPOS DE CARROCERIA MAIS COMUNS DO MERCADO

Entre todos os tipos de carroceria do mercado, o hatchback é um dos mais populares. A palavra hatch em inglês significa escotilha e vem da ideia da porta traseira se abrir para cima e dar acesso ao porta malas e interior do veículo. Esta categoria possui 2 volumes distintos que são facilmente reconhecidos: o compartimento do motor e o habitáculo dos passageiros integrado ao porta malas. São oferecidos em versões de 2 portas e 4 portas (3 e 5 se contada a porta do porta malas) e geralmente são a versão mais simples das linhas de automóveis.
Como exemplos de hatchbacks vendidos no Japão temos: Toyota Prius (conheça um pouco da história deste popular híbrido aqui na Wikipedia), Nissan March e Note e Honda Fit

Sedan matéria tipos de carroceria
Toyota Crown Athlete G – Foto Guia Ooizine

SEDAN

O sedan (ou sedã) é a versão mais tradicional dos tipos de carroceria de carros e possui 3 volumes distintos: compartimento do motor, cabine dos passageiros e porta malas separado do habitáculo. São oferecidos nas versões 4 portas e a tampa traseira não inclui o vidro traseiro.
Como exemplos de sedans vendidos no Japão temos: Toyota Camry e Crown, Subaru Legacy, Honda Acord.

Foto de cupê
Mercedes AMG Cupê – Foto Mike Bird

CUPÊ

Tem o formato mais clássico em 2 volumes porém menor espaço para os passageiros (quando oferece bancos atrás) e compartimento traseiros. É um meio termo entre o sedã e o roadster. Em geral oferece boa aerodinâmica e performance.
Como exemplos de cupês vendidos no Japão temos: Audi TT, Mazda RX-8, Toyota 86, Infiniti Q60

Minivan matéria tipos de carroceria
Toyota Alphard – Foto Guia Ooizine

MINIVAN OU MPV: UM TIPO DE CARROCERIA BEM POPULAR NO JAPÃO

É chamado monovolume pela sua construção onde espaço dos passageiros, compartimento do motor e porta malas formam uma só unidade. Tudo em prol da praticidade e uso racional do espaço interno.
Como exemplos de minivans vendidas no Japão temos: Toyota Voxy e Estima, Nissan Serena, Honda Step Wagon

SUV matéria tipos de carroceria
BMW X6 – Foto Pixabay

UTILITÁRIO ESPORTIVO OU SUV

SUV vem do inglês e significa Sport Utility Vehicle ou “Veículo Utilitário Esportivo” em tradução livre para o português. Sua proposta é ser um veículo tanto para uso off-road como para em estradas e cidades. Normalmente aliam um motor potente, carroceria alta e interior requintado.
Como exemplos de SUVs vendidos no Japão temos: Mitsubishi Pajero, Ford Explorer, Toyota Land Cruiser, Lexus LX, BMW X6

Imagem van
Toyota Hiace – Foto Guia Ooizine

VAN E FURGÃO

As vans são veículos projetados para o transporte do maior número possível de pessoas dentro de uma plataforma considerada de automóvel. Por esse motivo o espaço para bagagem e as linhas aerodinâmica são comprometidos na maior parte dos modelos. Os furgões são derivados das vans mas com um interior voltado exclusivamente ao transporte de cargas ou seja, saem os bancos de passageiros para abrir mais espaço útil.
Como exemplos de vans vendidas no Japão temos: Nissan Caravan, Toyota Hiace.

Outros tipos de carroceria

FASTBACK
Fastback são derivados do hatchback porém têm a parte traseira mais alongada o que traz elegância para as linhas do automóvel. A linha do teto segue em uma curva suave até o porta malas.
Como exemplos de fastbacks vendidos no Japão temos: Mercedes AMG GT, Jaguar F-Type, Audi A7, Toyota Celica, Honda Accord

ROADSTER
Este modelo é para quem gosta de estradas, diversão e potência. Tem obrigatoriamente motor dianteiro, tração traseira e 2 assentos.
Como exemplos de roadsters vendidos no Japão temos: Mazda MX-5, Nissan 370Z Roadster, BMW Z4.

PICKUP
O termo Pick-up vem do inglês e significa literalmente carregar. Seu propósito primário é oferecer um espaço aberto para facilitar o carregamento e descarregamento de cargas. A estrutura básica é formada por lugar para motorista e passageiro (existem modelos de cabine dupla no mercado), teto rígido e caçamba para carga.
Como exemplos de pickups vendidas no Japão temos: Toyota Hilux Pickup, Nissan Frontier, Mitsubishi Triton

PERUA OU STATION WAGON
São modelos derivados de sedãs que privilegiam a funcionalidade e o acesso ao porta malas além do conforto aos passageiros do banco traseiro. Oferecem mais espaço para bagagem no porta malas e uma janela traseira integrada à tampa do porta malas para facilitar o seu acesso.
Como exemplos de peruas vendidas no Japão temos: Toyota Corolla Fielder, Subaru Legacy, Nissan Wingroad.

CROSSOVERS
Crossovers são veículos derivados de uma plataforma de carro de passeio mas com alterações e adaptações que o tornam parecido com um SUV. A maior diferença entre esses dois modelos aparece em relação ao chassis e carroceria em monobloco dos crossovers e a utilização de chassis baseados em caminhonetes por parte dos legítimos SUVs.
Como exemplos de crossovers vendidos no Japão temos: Mazda CX-3, Subaru Outback, Honda HR-V, Nissan X-trail

Esses são os modelos de carroceria mais comuns hoje em dia. Você tem uma preferência? Compartilhe esta matéria e procure seu próximo carro no Portal de Carros Mercauto do Guia Ooizine. São várias ofertas e informações sobre as melhores lojas de carros de Gunma, Saitama, Tochigi e Ibaraki.

Acesse agora o Portal Mercauto e encontre lojas ou um veículo ideal para você.

Veja também

Escolha seu idioma