fbpx
Jump to Recipe Print Recipe

Receita de caldo verde

É fato. Quanto mais a temperatura cai, maior é a vontade de comer uma comidinha quentinha, não é? O caldo verde é um daqueles clássicos da cozinha que esquentam a alma nessas noites frias de inverno. Ele é um prato típico da região norte de Portugal que se tornou popular no Brasil e em vários outros países de colonização portuguesa. No país de origem o caldo verde é consumido como entrada e é acompanhado de broas de milho e fatias de chouriço ou salpicão, que diferente do salpicão brasileiro, é um tipo de embutido defumado. Nossa receita leva linguiça calabresa defumada (optamos pela linguiça da Da Fazenda, de ótima qualidade e bem acessível) e como acompanhamento sugerimos uma boa baguete ou fatias de pão francês. Ficou com água na boca? Faça hoje mesmo pois seu preparo é fácil e fica pronto rapidinho.

Receita de caldo verde do Guia Ooizine

Ingredientes da receita de Caldo Verde

4 batatas grandes descascadas e cortadas em cubos
1 cebola grande cortada em cubos
2 gomos de lingüiça calabresa defumada ou paio (usamos a linguiça defumada Da Fazenda na receita)
1 ou 2 xícaras de couve cortada bem fina
1 cubo de caldo de bacon (na falta use o de galinha)
2 folhas de louro
2 a 3 dentes de alho
4 colheres de sopa de azeite
Sal
Pimenta do reino

Receita de caldo verde do Guia Ooizine

Preparo da receita de Caldo Verde

1- Em uma panela funda cozinhe a batata em aproximadamente 1 1/2 litros de água até que ela amoleça junto com as folhas de louro.

2- Retire as batatas e amasse-as com um garfo ou espremedor. Reserve a água na panela.

3- Em uma panela menor (pode ser uma frigideira) refogue a cebola e os dentes de alho picados no azeite. Junte a linguiça cortada em rodelas de mais ou menos 4 milímetros e refogue até a cebola ficar semitransparente. Desligue o fogo.

4- Retire a linguiça do refogado e reserve-a. Junte a cebola e alho refogados à panela com água onde foi cozida a batata e deixe em fogo médio para baixo. Junte o tablete de caldo de bacon. Adicione a batata cozida e amassada. Cozinhe por alguns minutos e adicione a couve picada. Tempere com sal e pimenta e desligue o fogo após 5 minutos.

5- Sirva o caldo em vasilhas individuais, colocando antes as fatias de linguiça à sua preferência. Regue com um fio de azeite e bom apetite!

Receita de caldo verde do Guia Ooizine

Caldo verde

Prepare esta receita deliciosa de caldo verde. Ingredientes: batata, cebola, linguiça calabresa defumada Da Fazenda e couve.
Preparo 30 mins
Cozimento 45 mins
Tempo total 1 hr 15 mins
Tipo de prato Sopa
Cozinha Brasileira
Porções 12
Calories 175 kcal

Ingredientes
  

  • 4 unidades batatas em cubos
  • 1 unidade cebola em cubos
  • 2 gomos linguiça calabresa defumada ou paio utilizamos a da marca Da Fazenda
  • 2 xícaras couve cortada fina
  • 1 cubo caldo de bacon
  • 2 folhas louro
  • 3 dentes alho
  • 4 colheres de sopa azeite
  • sal
  • pimenta do reino

Modo de preparo
 

  • Em uma panela funda cozinhe a batata em aproximadamente 1 1/2 litros de água até que ela amoleça junto com as folhas de louro.
  • Retire as batatas e amasse-as com um garfo ou espremedor. Reserve a água na panela.
  • Em uma panela menor (pode ser uma frigideira) refogue a cebola e os dentes de alho picados no azeite. Junte a linguiça cortada em rodelas de mais ou menos 4 milímetros e refogue até a cebola ficar semitransparente. Desligue o fogo.
  • Retire a linguiça do refogado e reserve-a. Junte a cebola e alho refogados à panela com água onde foi cozida a batata e deixe em fogo médio para baixo. Junte o tablete de caldo de bacon. Adicione a batata cozida e amassada. Cozinhe por alguns minutos e adicione a couve picada. Tempere com sal e pimenta e desligue o fogo após 5 minutos.
  • Sirva o caldo em vasilhas individuais, colocando antes as fatias de linguiça à sua preferência. Regue com um fio de azeite e bom apetite!
palavras chave Caldo verde, Sopa

Mais receitas

Receita de Goya Champuru
goya

Goya Champuru

O Goya Champuru, o prato mais icônico e representativo da culinária de Okinawa, é um refogado de goya (nigauri), vegetais, carnes e ovo.

goya

Receita de salada de Goya

Receita de salada de Goya (Melão de São Caetano). Perfeita para os dias quentes de verão, ela é saudável e rica em vitaminas e antioxidantes

Receita de cogumelos Guia Ooizine
cogumelos

Receita de salada de cogumelos

Você já experimentou cogumelos crus? Dê uma sofisticada no seu almoço ou jantar com essa incrível receita de salada de cogumelos frescos.

Escolha seu idioma