fbpx
Jump to Recipe Print Recipe

Salada de Goya ou Nigauri

Esta receita de salada de Goya (Nigauri) que ensinamos aqui é uma mão na roda pra quem quer receitas fáceis e rápidas. A Goya que também é conhecida como Nigauri, Melão amargo ou Melão de São Caetano no Brasil (veja detalhes na Wikipedia) é um vegetal muito utilizado na culinária da ilha de Okinawa. Desse modo pode ser encontrada em quase todos os grandes mercados japoneses. Tem a cor verde e o formato que lembra um pepino enrugado entretanto sua principal característica é o gosto amargo da polpa. Ademais, a Goya é rica em vitaminas e antioxidantes e tem propriedades hipoglicemiantes, antibactericidas e melhora a imunidade, de tal forma que  dizem que a longevidade dos habitantes de Okinawa se deve ao alto consumo deste vegetal.
Portanto, que tal aproveitar que a Goya está baratinha nos mercados devido à estação e fazer uma salada saudável que vai turbinar sua saúde? Confira esta receita super simples que o Guia Ooizine preparou pra você.

Ingredientes da Salada de Goya

2 Goyas grandes
1 cebola pequena
1 xícara de tomates cereja
Suco de limão
Azeite de oliva
Sal
Pimenta do reino

Preparo da Salada de Goya

Corte as Goyas no sentido do comprimento e com a ajuda de uma colher retire as sementes e a parte branca que as envolve.

 

Corte as metades em fatias bem finas (quanto mais finas, melhor), acondicione em um recipiente e lave no mínimo 3 vezes, sempre trocando a água. Isso ajuda e retirar um pouco do amargo.
Retire toda a água do recipiente e polvilhe um pouco de sal sobre a Goya. Deixe descansar por alguns minutos.

 

Corte os tomates ao meio e fatie a cebola bem fininho.
Esprema a Goya com as mãos e retire o excesso de água. Misture com os tomates e a cebola. Tempere com o suco de limão, o azeite, a pimenta, acerte o sal e sirva.

Salada de Goya

Receita saudável de salada de Goya que é perfeita para dias quentes e que turbina sua saúde
Preparo 20 mins
Cozimento 0 mins
Tempo total 20 mins
Tipo de prato salada
Cozinha Brasileira, Japonesa
Porções 8
Calories 50 kcal

Ingredientes
  

  • 2 unidades goya
  • 1 unidade cebola
  • 1 xícara tomate cereja
  • 1 unidade limão
  • azeite de oliva
  • sal
  • pimenta do reino

Modo de preparo
 

  • Corte as Goyas no sentido do comprimento e com a ajuda de uma colher retire as sementes e a parte branca que as envolve.
  • Corte as metades em fatias bem finas (quanto mais finas, melhor), acondicione em um recipiente e lave no mínimo 3 vezes, sempre trocando a água. Isso ajuda e retirar um pouco do amargo.
  • Retire toda a água do recipiente e polvilhe um pouco de sal sobre a Goya. Deixe descansar por alguns minutos.
  • Corte os tomates ao meio e fatie a cebola bem fininho.
  • Esprema a Goya com as mãos e retire o excesso de água. Misture com os tomates e a cebola. Tempere com o suco de limão, o azeite, a pimenta, acerte o sal e sirva.
palavras chave Goya, Salada, Saudável, Vegetariano

Receitas relacionadas

Mais receitas

Receita de Goya Champuru
goya

Goya Champuru

O Goya Champuru, o prato mais icônico e representativo da culinária de Okinawa, é um refogado de goya (nigauri), vegetais, carnes e ovo.

goya

Receita de salada de Goya

Receita de salada de Goya (Melão de São Caetano). Perfeita para os dias quentes de verão, ela é saudável e rica em vitaminas e antioxidantes

Receita de cogumelos Guia Ooizine
cogumelos

Receita de salada de cogumelos

Você já experimentou cogumelos crus? Dê uma sofisticada no seu almoço ou jantar com essa incrível receita de salada de cogumelos frescos.

Escolha seu idioma